Dia das Crianças, como vender mais na sua Loja Virtual

Dia das Crianças, como vender mais na sua Loja Virtual

Já começou a campanha de Dia das Crianças da sua loja virtual?

É essencial começar as suas estratégias promocionais e de marketing com antecedência, para conquistar os consumidores.

O Dia das Crianças de 2022 deve movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio (o valor estimado é maior do que o ano passado, que foi de 10,93 bilhões). É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças.

Em média, os consumidores pretendem comprar 2,2 presentes e gastar cerca de R$241,60 na compra (com aumento de R$ 42 em relação a 2021. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, mais de um terço (44%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2021.

A maioria pagará os produtos à vista (79%) e 43% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (39%), PIX (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Entre os que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de 3,8 prestações.

Presentes mais procurados

  • roupas e/ou calçados (44%);
  • bonecas/bonecos (40%);
  • Jogos de tabuleiro/educativos (28%);
  • Avião/carrinho de brinquedo (20%).

Principais locais de compra

  • Lojas físicas (83%), sobretudo, shopping center (43%), shopping popular (32%) e lojas de rua/bairro (29%);
  • 47% das compras serão pela internet, sendo que dessas 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram;
  • Os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento que pretendem comprar são: preço (52%), promoções e descontos (43%), a qualidade dos produtos (41%) e frete grátis (34%).

Pesquisa de preço

  • A maioria (79%) pretende fazer pesquisa de preço antes de comprar o(s) presente(s);
  • O principal local de pesquisa será a internet (80%), sobretudo nos sites/aplicativos (68%), enquanto 65% farão pesquisa de preço offline, principalmente nas lojas de shopping (42%) e lojas de rua (34%);
  • Entre os que vão utilizar sites e aplicativos para pesquisar preços, 73% citam os sites e aplicativos de varejistas, 63% os sites de busca e 34% os sites de comparação de preço.

Os dados comprovam o potencial da data para os empreendimentos digitais. Porém, além de demandar muita criatividade, as campanhas do 12 de outubro também devem seguir alguns cuidados.

Selecio9namos as as melhores dicas para você vender mais no Dia das Crianças, independentemente do público-alvo da sua loja. Aproveite !

1- Invista na divulgação por anúncios pagos:

Existem diferentes formas de divulgar a campanha de Dia das Crianças da sua loja virtual, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos. Essa última estratégia, em especial, é bastante útil para aumentar o alcance das suas ações e segmentar exatamente os públicos-alvos que você deseja atingir. Por isso, vale a pena investir em ferramentas de mídia paga, como Facebook Ads e Google Ads. Uma boa prática também é realizar remarketing para os usuários que já tiveram contato com a sua marca, mas ainda não realizaram uma compra.

2- Capriche o SEO do seu e-commerce:

Como o seu público busca pelos produtos que você oferece? Quais são as palavras-chave que as pessoas utilizam para encontrar seus produtos? O conteúdo nas páginas de produtos muitas vezes é negligenciado, focando totalmente na parte visual. Porém, ele é fundamental para fechar vendas. Vá além da informação técnica. Fale sobre o uso do produto e diferenciais dele. Torne a informação relevante para as pessoas que deseja que cheguem até você. Explore as palavras-chave de cauda longa. Através de boas práticas e boa execução de estratégias, de que sua empresa seja encontrada por quem nem mesmo ouviu falar dela.

3- Prepare a estrutura para o aumento de fluxo de acessos: 

Teste seu site para evitar problemas técnicos, considerando que receberá muitas visitas. Verifique a capacidade do seu site e se necessário aumente a capacidade de servidor de dados para o dia das crianças, assim não haverá risco quem ele não caia por excesso de acessos. Deixe disponível um canal para ajuda ou reclamações.

4- Facilite o pagamento:

É interessante oferecer facilidades de pagamento para incentivar aqueles clientes que estão economizando a aproveitar as oportunidades da data. Além de descontos e ações promocionais, você pode disponibilizar opções de parcelamento sem juros e formas diversificadas de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Vale destacar que o Pix tem taxas menores do que os demais métodos. Ou seja, é possível oferecer descontos especiais para quem comprar por essa modalidade de pagamento instantâneo.

5- Planeje a logística de entrega pré Dia das Crianças:

Lembre-se da importância de organizar sua distribuição para demandas maiores nos dias que antecedem a data. Cuidado com atrasos, pois, caso ocorram, podem significar um cliente que não voltará a comprar em sua loja. Deixe claro seus prazos de entrega, se possível oferecendo opções de entrega expressa. Mesmo que deixe para a última hora, o consumidor não quer correr o risco de não receber a encomenda. A última coisa que mães, pais e avós querem é decepcionar uma criança, deixando-a sem presente.

6- Cuide para não infringir as regras de publicidade para crianças:

Siga as regras publicitárias propostas para o publico infantil,  para que sua campanha dialogue com essa faixa etária da maneira adequada. A campanha Somos todos responsáveis, coordenada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), busca difundir boas práticas para a publicidade voltada a crianças.

Por fim, cuide do seu site, ele deve ser de fácil manuseio, com compras finalizadas com o menor número de obstáculos possível.

E então, sua loja on line está pronta?

Falta pouco para o Dia das Crianças 2022. As estratégias de vendas para o seu e-commerce já estão prontas? Conte para nós como você se preparou para esse momento e quais as expectativas em faturamento.

Abraços, Déa.

 

 

 

Andrea Alceno

Head de projetos digitais

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