Como definir seu modelo de embalagem e o que é necessário para postar suas vendas pelos correios.
Quem nunca abriu aquele sorriso ao receber uma compra através de um e-commerce? É muito bom ser surpreendido com uma embalagem bonita e com alguns mimos a mais dentro dela, não é mesmo? No universo do varejo, os pequenos detalhes fazem total diferença na hora de encantar e fidelizar o cliente.
Sua loja virtual é a grande vitrine do seu negócio, afinal, seu cliente chega até seus produtos ou serviços através dela, porém, ela não é a única ferramenta de fidelização que você tem. O momento de receber uma compra on line, chamado “momento da verdade” é a oportunidade de reforçar sua marca, chamar a atenção do cliente, encantá-lo.
Mas, afinal o que é uma embalagem para e-commerce?
“A embalagem consiste em um recipiente responsável por envolver e armazenar um produto. Suas principais funções são assegurar a proteção deste produto, proporcionando sua distribuição adequada” segundo o blog da Futura Express. Mas, para o universo do e-commerce, embalagem é tudo que protege e acompanha o pedido da sua loja on line, até a casa do comprador. Ela tem a função de proteger os produtos e garantir sua integridade.
Contudo, com a evolução do e-commerce no Brasil, as empresas perceberam que através da embalagem para e-commerce, existe uma ótima oportunidade de explorar o branding da marca, mostrando o DNA, a essência e criando conexão com o consumidor.
O que é a estratégia de Unboxing?
O que inicialmente tinha a finalidade de “acondicionar e proteger o produto” foi além e se tornou uma ótima oportunidade de fidelizar e encantar o cliente. Não demorou muito para o marketing dos e-commerces explorarem nas mais variadas formas o unboxing. Por meio do unboxing, é possível transmitir a identidade e os valores da marca. Além disso, dentro da embalagem, pode-se enviar uma mensagem de agradecimento ou um brinde especial.
A princípio, pode parecer pequenos detalhes, mas trata-se de um diferencial para o cliente que escolheu comprar de você. Desta forma, você consegue criar um relacionamento com o cliente e incentivar que ele retorne à sua loja quando precisar.
Unboxing é a forma de encantar seu cliente com tudo que for descobrindo ao abrir a embalagem, e aí, vale toda a criatividade alinhada com a proposta que a sua marca deseja passar ao seu cliente.
Comunicação interna, papel seda, carta personalizada, perfume, brinde, cupom, embalagem instagramável
Aqui o céu é o limite para sua criatividade. Explore essa possibilidade de forma criativa, não economize na comunicação do DNA da sua marca. Você pode receber muita mídia espontânea com os posts de seus clientes, até mesmo, ter influenciadores dividindo com seus fãs a experiência que a compra na sua marca trouxe.
Marcas como Amaro, Dimy oficial, Água de Coco, são conhecidas por seus clientes/fãs por trazerem experiencias incríveis em suas embalagens.
Até aqui tudo bem, mas… Como definir o tipo de embalagem para meu e-commerce?
Comece pela análise do tipo de produto que você vai vender, esse será seu pontapé inicial. Através dessa análise, você vai entender quais as características do seu produto e as necessidades que você precisará que a embalagem supra.
Se você for vender bebidas, por exemplo, haverá uma necessidade maior de segurança na embalagem do que se você for vender moda. Da mesma forma que se você for vender pranchas de surf, haverá uma necessidade de embalagens maiores do que a venda de celulares.
Os tipos de embalagens para seu e-commerce
Como vimos, dependendo do tipo de produto que você vai vender, sua embalagem precisará oferecer uma determinada proteção.
É fundamental optar por uma embalagem que mantenha a integridade do produto, pois o mais importante é que o cliente fique satisfeito recebendo um produto em perfeito estado.
Basicamente para o e-commerce temos dois tipos principais de embalagens:
1- Caixa de papelão
Muito usada no e-commerce, uma vez que são resistentes, fáceis de montar, econômicas (elas podem ser usadas tanto o para o envio de materiais não frágeis quanto para materiais frágeis e seu preço gira em torno dos R$ 3,60. Isso por uma caixa com 34x24x27cm. Você encontra em diferentes tamanhos e modelos.
Esse modelo de embalagem também costuma ser fácil de personalizar, você pode comprar avulso na cor parda ou branco e utilizar carimbos para a personalização. No momento que seu e-commerce gerar um volume de vendas, você poderá investir na personalização das caixas direto com o fornecedor, já que, nesse formato os fornecedores exigem uma quantidade mínima para produção.
As caixas mais comuns são: “padrão correios” em que na montagem a caixa fica com reforço nas laterais e a “caixa comum” que precisa de fita para fechar além da parte de cima, a parte de baixo.
2- Envelope
Essa é a embalagem mais fácil para você utilizar no seu e-commerce. O envelope de segurança pode ser de plástico normal ou reciclado, com ou sem bolha interno ou de papel Kraft.
Todos são fechados com lacre e são indicados para produtos menores e mais maleáveis.
Muito utilizado por e-commerces de moda, pois é uma embalagem leve, interferindo pouco no peso do produto para o cálculo do frete. Se você for vender moda, calçados, acessórios essa embalagem é uma ótima opção.
Escolhendo o tamanho das embalagens
Qual tamanho de embalagem devo comprar? Essa é uma pergunta que se você ainda não fez, certamente fará. Isso porque, para definir o tamanho das embalagens é preciso levar consideração alguns pontos:
• Combinações de produtos que serão comprados por seus clientes;
• Diferentes tamanhos de produtos;
• Características dos produtos.
Se você for vender um mesmo perfil de produto, por exemplo moda, calcule a cubagem do seu produto menor, intermediário e maior, sempre dobrado da forma que você for enviar ao cliente.
Com a cubagem em mãos (altura, largura e comprimento) escolha os tamanhos de embalagem para cada um dos três tipos de produto. Assim, você terá calculado a embalagem padrão para enviar seus primeiros pedidos.
Com o tempo você vai entender quais os tamanhos são mais e menos utilizados e assim poderá dimensionar melhor seu estoque de embalagens.
Lembre-se: Compre uma quantidade menor de caixas grandes para enviar pedidos com uns 5 itens.
Formatos de embalagens por tipo de produto
Fonte: Correios
Insumos complementares da embalagem
Agora que você viu tudo sobre embalagem é a vez de saber quais os insumos que você vai precisar preparar o envio das suas encomendas. Papel e caneta na mão para anotar tudo que você poderá usar de acordo com o padrão de embalagem definido para sua loja virtual:
Uso externo da embalagem:
• Caixa ou envelope
• Fita adesiva transparente
• Fita adesiva gomada
• Impressora para nota fiscal
• Impressora térmica para nota fiscal resumida e etiqueta de envio
• Saco canguru
• Rolo de etiquetas de envio
• Aplicador de fita transparente
• Aplicador de fita gomada
Uso interno na embalagem:
• Papel seda
• Cartão de boas vindas
• Etiqueta da marca
• Plástico bolha
Cuidados com a preparação da embalagem
Depois do esforço feito para que a venda aconteça, chegamos ao momento mais desejado da operação da loja virtual, o “momento da verdade”, ou seja, o envio do produto ao cliente. É nessa etapa que você precisa manter todo cuidado para que tudo saia da forma correta: embalagem protegendo o produto, bem fechada para não haver violação, nota fiscal de envio, etiqueta de envio com os dados corretos do cliente, mercadoria conferida e sem erros, papel de seda, cartão de boas-vindas ou cupom desconto para a próxima compra, cheirinho da marca na caixa…. enfim, cheque todos os detalhes.
Uma ótima dica: estabeleça padrões, desenhe esses padrões e compartilhe com seu time. Mostre ao seu time como dobrar as peças (moda) como montar a caixa ou dobrar o envelope, como colar as etiquetas e tudo que fizer parte do seu enxoval de envio do seu negócio. Processos são importantes para ganhar eficiência e
qualidade no serviço que sua empresa presta ao seu cliente e com isso conquistar a confiança no seu mercado.
Kit postagem
Se você está iniciando com as vendas on line, selecionamos um kit básico de postagem que você poderá adquirir gastando pouco.
Como visto, é fundamental que você saiba como enviar produtos pelos Correios corretamente. Afinal, sem esses conhecimentos, a experiência do cliente pode ser comprometida, o que seria ruim para o próprio negócio.
Invista em conhecimento, pesquise fornecedores, converse com outros empreendedores e busque sempre boas alternativas, afinal encantar o cliente em todas as etapas do processo é fundamental para seu negócio crescer.
Abraços, Déa